O Instituto Cultural do Cariri (ICC), criado em 4 de outubro de 1953 e instalado no dia 18 do mesmo mês e ano, é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como finalidade (segundo o art. 1º do seu Estatuto, reformado em 2016) o estudo das ciências, letras, artes e ofícios, bem como o da cultura popular do Cariri cearense.

O referido Estatuto prevê um número máximo de associados, qual seja, 150. No entanto, atualmente, pouco mais de cem indivíduos se encontram empossados nas respectivas cadeiras, em cinco setores (Letras, Ciências, Folclore, Artes e Ofícios, bem como Filosofia).

O referido instituto não se propõe a ser uma academia formada por um punhado de gente erudita, pois, em seu atual arranjo, nem todos os componentes são, ao pé da letra, intelectuais, com grandes obras publicadas, etc.

O objetivo do ICC, ao funcionar com esse número significativo de sócios, é poder açambarcar pessoas que possam representar não somente o viés formal do conhecimento, mas, também, os saberes populares, ainda tão presentes no Cariri cearense, sul do Estado do Ceará.

Desde a sua fundação, o Instituto Cultural do Cariri funcionou no município do Crato, primeiramente, em casas de sócios, e, a partir de 2006, em prédio próprio. Neste, existe uma biblioteca com mais de 10.000 livros, incluindo obras raras.

O acervo do instituto também conta com mais de uma dezena de coleções de jornais, os quais foram publicados na região do Cariri cearense no início do século XX. O dito acervo também guarda manuscritos do século XIX, fotos, cartas, revistas, etc.

Apesar das críticas sobre sua forma obsoleta, o ICC vem tentando se reinventar, a duras penas, pois, sem receber nenhum apoio financeiro do Poder Público, o instituto ainda exerce funções fundamentais, como, por exemplo, atendendo gratuitamente escolas, universidades, etc. Inúmeras vezes, mestrandos e doutorandos têm procurado o acervo e os sócios do instituto em busca de subsídios para seus trabalhos.

Além disso, a publicação da Revista Itaytera foi retomada, no ano de 2014, sendo esta a principal ferramenta de veiculação do ICC, onde os assuntos ligados à região do Cariri são pensados e debatidos pelos próprios caririenses.