Sonho antigo do Instituto Cultural do Cariri se acha em fase de realização o Memorial da Imagem e do Som no âmbito da instituição, com a denominação de Luiz Gonzaga de Oliveira, dos primeiros fotógrafos da Região. Netos do artista, Jackson, Janildo e Janedson dedicam esforços na montagem de espaço das exposições e acervo de peças das artes caririenses nas galerias do ICC, onde também reúnem objetos da história e dos costumes de nosso povo.

Luiz Gonzaga de Oliveira, um dos patronos de cadeira do Instituto, demonstrou, ao seu tempo de profissão, idos de 1885 até 1939, talento destacado para captar o cotidiano através de equipamento Kodak Full Screen, com isso registrando cenas valiosas d e tal período. São dele muitas das fotografias antigas encontradas no Museu Histórico do Crato, formando acervo inigualável de instantâneos de época. A família do fotógrafo teve a sensibilidade de preservar as imagens raras do Cassino Sul-Americano, do Seminário São José e da Praça Juarez Távora, dentre outras que retratam a geografia urbana de um Crato dos inícios do século XX.

Este Memorial da Imagem e do Som concretiza, pois, a ideia original do Dr. Jefferson Albuquerque, que, já na década de 70, quando esteve à frente do Instituto Cultural do Cariri, pretendeu instalar um museu da imagem e do som, e cujas primeiras entrevistas, com José Geraldo da Cruz, Pedro Maia, Ramiro Feio, Filemon Teles, Almir Carvalho e Antônio de Alencar Araripe, chegaram acontecer, em áudio e fotografia, pelo jornalista Antônio Vicelmo e por mim, sem, contudo, ganhar impulso, material esse que desapareceria na voragem de outras iniciativas.

Agora, ao seu modo, esses netos de Gonzaguinha concretizam proposta consistente, fornecendo às novas gerações elementos de estudo e exemplo válido. Segundo o folder inicial dos trabalhos, é um espaço onde pulsam vivos cinema, fotografia e música, demonstrando a riqueza da alma caririense, nordestina, brasileira.

Além da cessão das instalações, o ICC preservará o patrimônio que, inclusive, reunirá materiais audiovisuais cedidos em caráter provisório por famílias e demais interessados em contribuir na exposição permanente, semelhantes aos descendentes do Mestre Elói Teles de Morais e de Hilário Lucetti, que permitiram a utilização na mostra de peças importantes do patrimônio desses pesquisadores da cultura popular e do cangaço, respectivamente.