O Instituto Cultural do Cariri (ICC) é pioneiro na região caririense em criar museus, pois foi o primeiro a inaugurar um estabelecimento do gênero, o Museu Itaytera, cujo acervo terminou sendo doado para a implantação do museu municipal do Crato/CE.
Tendo em vista a extensa área do Cariri e sua volumoso história, seria difícil agrupar em um só espaço objetos e memórias que representassem as atividades e identidade(s) dos habitantes caririenses ao longo do tempo.
Além disso, retirar peças históricas de seu ambiente natural para encerrá-las em estruturas convencionais de museus, poderia acarretar em prejuízos irreparáveis à história e memória de certas localidades.
Foi pensando em tudo que o ICC idealizou a criação do museu virtual, com o objetivo de oferecer ao público a oportunidade de conhecer parte do patrimônio material e imaterial espalhado pelos Cariris (macrorregião, mesorregião e microrregião) e, desta maneira, estimular a visitação in locu, não só às estruturadas chamadas convencionalmente de museus, mas, também, aos ambientes marginais, que integram essa rede de memória.